sábado, 4 de abril de 2009

Drogas e Crianças

A informação é um direito de todos e é essencial. Informação está ligada à liberdade, pois esclarece ao indivíduo e faz com que se consiga tomar decisões de maneira consciente e coerente com a realidade externa e consigo mesmo. A informação é uma porta para novos caminhos, para o conhecimento. Quanto mais informação, mais liberdade para decidir sobre a própria vida.
A droga está muito presente na vida das crianças. Elas costumam ver os adultos ingerindo bebidas alcoólicas, fumando ou tomando medicamentos diversos, seja para determinado alívio, seja para dormir.
Para prevenir o uso de drogas, é necessário levar informação às crianças, bem como educá-las para ter e manter uma vida saudável e responsável, pois a decisão pelo uso da droga pode ser uma opção pessoal ou circunstancial. Tudo depende de diálogo, o esclarecimento de dúvidas e a busca por uma vida mais saudável e protegida de conseqüências causadas pelas drogas.
Deve-se falar sobre tudo com as crianças, especialmente sobre as drogas. O diálogo aberto é fundamental para que a criança se sinta à vontade para conversar com os pais e buscar informações primeiramente a eles.

É importante levantar com as crianças:

- O elas sabem e pensam sobre as drogas.
- Se elas sabem que medicamentos são drogas e que deve ser tomado somente se trouxer algum benefício à saúde e sob orientação médica.
- Mostrar a elas que as pessoas que usam drogas, buscam: alívio de sintoma de dor, tratamento ou cura de uma doença (no caso de medicamentos), para se sentir bem, comemorar, aliviar sentimentos ruins (no caso do tabaco e bebida alcoólica), etc. Mas que causam algum mal e dependência.
- Desmistificar “homem mau oferece drogas”. Muitas vezes, o colega "bacana" é quem chega com a droga e oferece à criança.

Por fim, é extremamente importante o esclarecer às crianças sobre os malefícios causados por qualquer tipo de droga. Somente assim, estaremos formando adultos livres e capazes de refletir suas escolher e viver de maneira saudável e com qualidade de vida.