quinta-feira, 29 de maio de 2008

PSICOTERAPIA

A Psicoterapia visa esclarecer ao paciente a origem de seus conflitos, medos, angústias e capacitar a pessoa a resolvê-los da melhor maneira possível, ou seja, é um meio de auxiliar o paciente a desenvolver recursos próprios para lidar com suas dificuldades, de uma maneira mais criativa e positiva diante da vida.
Tem o intuito de favorecer o autoconhecimento, promover melhor qualidade de vida e alcançar o equilíbrio emocional e o bem-estar.
É importante que haja um bom vínculo entre o terapeuta e o paciente para que a Psicoterapia possa fluir naturalmente. Isso é possível na medida em que se conquista a confiança, baseada no respeito mútuo, na empatia e na afinidade.
Normalmente, as sessões são semanais - sendo mais frequentes em casos que precisam de maior atenção - tendo duração de 50 minutos. Não há como determinar exatamente a duração do processo terapêutico, pois isso é subjetivo e depende da necessidade e do ritmo de cada um.
Geralmente, as pessoas procuram Psicoterapia quando estão com problemas ou em algum momento de crise, mas a Psicoterapia também é muito benéfica quando procura-se o próprio desenvolvimento e autoconhecimento, o que pode mudar determinados comportamentos do paciente diante de certas situações.
Psicoterapia não faz milagre e não se faz sozinha, depende da ação e comprometimento por parte do paciente. Assim, pode-se alcançar seus objetivos e sentir-se, realmente, em processo de evolução.

LEMBRE-SE: Nunca deixe de verificar se o psicólogo da sua escolha é cadastrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP)
http://www.crpsp.org.br/a_orien/set_busca_psi.htm
"A Vida acontece num equilíbrio entre Alegria e Dor" (Jung)

Nenhum comentário: