segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CÂNCER DE MAMA

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, atingindo 22% de novos casos a cada ano, e mais frequente após os 35 anos de idade.
No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres e ainda é muito temido, devido à sua alta frequência e efeitos psicológicos.
O órgão atingido pela doença tem um significado emocional muito importante para a mulher, pois está associado à fertilidade, maternidade, amamentação, autoestima, autoconceito, imagem corporal, feminilidade, atração e sexualidade.
Para as meninas, o seio é o objeto desejado, idealizado, esperado como símbolo da capacidade feminina. A imagem representativa da feminilidade: provisão, maternidade, sensualidade, doação.
Ao descobrir o surgimento de um tumor maligno, desencadeiam reações psíquicas, como; ansiedade e incertezas do que virá adiante, raiva, frustração, angústia, sentimento de impotência, medo da doença e do tratamento (perda do seio), medo de morrer.
A mulher que perde o seio perde também sua sexualidade na representação simbólica. Sentindo-se com a feminilidade roubada, perde sua autoestima, que atinge diretamente sua sexualidade e afasta-se do convívio social.
A cirurgia, quanto mais conservadora, menor também será o impacto psicológico causado pela auto-imagem. As alterações corporais podem desencadear rejeição e vergonha por parte da paciente. A busca pela cirurgia de reconstrução mamária passa a ser vista como esperança de um retorno à sexualidade, a volta do seio perdido e o alívio no enfrentamento da situação.
A consequências emocionais podem ser muito semelhantes para cada mulher, variando em decorrência de:

- traço de personalidade
- idade
- situação profissional
- nível sócio-educativo
- condição econômica
- posição familiar
- experiências anteriores com câncer
- preconceitos culturais
- informações obtidas sobre o assunto

Portanto, é fundamental o acompanhamento psicológico para fortalecimento dos recursos de enfrentamento diante da doença e dos tratamentos, bem como ressignificar a experiência vivida alcançando qualidade de vida e superação.

Cristiane Vizzone
Psico-oncologista GAPC
CRPSP 75975

2 comentários:

Rosa flor do dia disse...

CRISTIANE, ACABEI DE LER SEU BLOG[TODINHO!!!!].
GOSTEI BASTANTE. BOM SABER QUE EXISTEM PROFISSIONAIS COMPETENTES, REALMENTE ENVOLVIDOS NA CAUSA DAS DOENÇAS E PRINCIPALMENTE DO CANCER.
VC DISSE COISAS QUE REALMENTE SENTIMOS[VC COLOCOU TUDO CLARO E DE FACIL ENTENDIMENTO, COISA RARA DE VER NOS PROFISSIONAIS MAIS QUALIFICADOS. PARECEM QUE FAZEM QUESTÃO DE COMPLICAR,ESCREVER DIFICIL E FICAR TUDO MAIS CONFUSO]
NÃO É SEU CASO.
QUERIA SABER:
POSSO COLOCAR SEU BLOG COMO REFERENCIA NO MEU?
VOU SEGUIR O SEU SEMPRE, TENHA CERTEZA.
DEIXO UM BEIJO NO CORAÇAO E EM NOME DE TODOS OS PACIENTES COM CANCER: O NOSSO MUITO OBRIGADA. VALEU!!!!

Cristiane disse...

Obrigada, Rosa flor do dia!! rs
Vi seu blog e é um trabalho lindo poder divulgar suas experiências. Parabéns!!!
Saúde, amor e sucesso pra vc!
Pode seguir meu blog, com certeza... eu agradeço mto!
Bjo no coração.