quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O PSICÓLOGO E O PACIENTE COM CÂNCER

Apesar de termos boas expectativas de tratamento, o diagnóstico de câncer ainda é algo que assusta as pessoas, devido ao estigma da doença.
Quando adoece, a pessoa apresenta alguns sentimentos, como ansiedade, angústia e o medo de estar com câncer. Os abalos emocionais da saúde física surgem com outras preocupações: financeiras, com a alteração no estilo de vida, mudanças na rotina diária, preocupação com o tratamento, com o manejo familiar, entre outros.
Neste momento se faz necessário ter uma Organização no porte do GAPC - Grupo de Assistência aos Portadores de Câncer - com uma estrutura e equipe completa de atendimento especializado no cuidado com o paciente, gratuitamente. O psicólogo irá fornecer suporte psíquico e preparar o paciente para a recuperação de sua força interior.
A Psico-Oncologia - uma especificidade da Psicologia e da Oncologia – proporciona um atendimento diferenciado e auxilia o paciente e seus familiares:
 A obter melhor compreensão da doença (tirando suas dúvidas e aliviando a ansiedade);
 Ajudando-os a lidar melhor com a situação, de uma maneira saudável, fortalecendo seus recursos de enfrentamento;
 Orientando-os quanto à importância do comprometimento no tratamento;
 Trabalhando os aspectos afetivo-emocionais, através de técnicas psicoterápicas;
 Contribuindo para que se sintam acolhidos e confiantes para enfrentarem as dificuldades que se apresentam.
Com isso, tem-se um atendimento global e humanizado que se preocupa em confortar, tratar, apoiar e, assim, melhorar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos.

Nenhum comentário: